sábado - 14 dezembro 2024
sábado - 14 dezembro 2024
Categoria

Notícias

Seção do site que concentra os temas No geral, Criminalidade, Política, Estão falandi, Acontece! e Esportes.

Estes são os sete novos vereadores. Silvio Macedo e Zé Baiano já foram vereadores anteriormente.

 
 
Os vereadores que deixam a Câmara:
 
 
Os vereadores que e se reelegeram para mais um mandato foram:
 
– Ornedo Neves (Republicanos) foi o vereador mais votado, com 6402 votos.
– Hélio Jr. (PL)
– Leandrinho Dantas (PSD)
– Kascata (Solidariedade)
– Toninho Furlan (Solidariedade)
– Wilson Zuffa (Republicanos)
– Rafa Carvaljho (Republicanos)
– Wilden silva (Progressista)
– Allan Miranda (União)
– Levi Jânio (PSB)
– Rodrigo Rodrigues (Podemos)
– Keu Olilveira (PV)
– Cris da Maternal (PSDB)
0 comentários
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Faltou pouco para Beto Piteri vencer no primeiro turno com grande vantagem sobre Gil.
Faltou pouco para Beto Piteri vencer no primeiro turno com grande vantagem sobre Gil.

Beto Piteri (Republicanos), atual vice prefeito de Barueri e indicado do prefeito Rubens Furlan como seu sucessor,  superou com grande vantagem seu adversário no primeiro turno realizado neste domingo (6).

Apesar de injetar muito dinheiro contratando artista global, receber apoio do Ratinho, Yudi entre outros famosos e investir pesado em filmes de alta qualidade publicados pelo seu marketeiro nas redes sociais, Gil Arantes decepcionou e deve estar com muita dor de cabeça com o fraco resultado obtido.

Há poucos dias, Gil publicou pesquisa eleitoral (veja abaixo) na qual aparecia com 55,9% dos votos e Beto Piteri com apenas 24%. Pura ilusão.

Gil Arantes publicou pesquisa totalmente fora da realidade seis dias antes do pleito eleitoral.

 

Gil recebeu bem menos votos (80.426 ou 39,83%) ficando em segundo lugar. Já Beto Piteri obteve muito mais votos (97.708 ou 48,39%) do que previu a tal pesquisa e levou o primeiro lugar.

 

É meus amigos, quando a bigorna da realidade atinge o sujeito em cheio, a dor é certa e tudo colocado nos seus devidos lugares.

 

Faltou pouco para Beto Piteri vencer no primeiro turno com grande vantagem sobre Gil.

 

O candidato Fabião (MDB), atualmente vereador, impressionou ao receber 17.950 votos (8,89%), ficando em terceiro lugar.

0 comentários
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Guarda Municipal de Barueri: 29 anos e um plano de carreira que insiste em não sair do papel.
Guarda Municipal de Barueri: 29 anos e um plano de carreira que insiste em não sair do papel.
Guarda Municipal de Barueri: 29 anos e um plano de carreira que insiste em não sair do papel.

Em maio de 2023 a Câmara de Vereadores de Barueri aprovou e o prefeito Rubens Furlan sancionou o Plano de Carreira da Guarda Municipal de Barueri (Lei Municipal N° 548 de 17 de maio de 2023).

 
O plano estabeleceu a realização de concurso interno, a ser realizado pela Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), para progressão na carreira dos guardas municipais no prazo máximo de 365 dias para realização do primeiro concurso.
 
Chegou 2024, tendo passado os 365 dias de prazo, o concurso ainda não havia sido realizado.
 
Então a SSUDS, na pessoa de seu secretário, o sr. Rinaldo de Albuquerque Pereira, solicitou e a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei 573/2024, que prorrogou por 90 dias o prazo para realização do primeiro concurso interno.
 

Contrariando até o prefeito

Contrariando a vontade do prefeito Rubens Furlan (que criou o plano de carreira da guarda municipal) e contrariando a vontade de todos os vereadores (o projeto foi aprovado por unanimidade), passados os 90 dias de prorrogação que ele mesmo solicitou, o secretário Rinaldo ainda não realizou o tão esperado concurso interno até a data de hoje.
 
Hoje o secretário de segurança foi cobrado pela Comissão de Segurança da Câmara Municipal de Barueri, na pessoa de seu presidente vereador Kel Oliveira, juntamente com o vereador Wilson Zuffa, relator da comissão.
Veja no vídeo abaixo
 
 
O presidente Keu Oliveira apresentou a Indicação N° 1730/2024 cobrando explicações do Secretário de Segurança de Barueri quanto ao cumprimento dos prazos legais. Veja a leitura da indicação no vídeo a seguir.
 
Esperamos que os vereadores continuem fiscalizando as ações do secretário de segurança, uma vez que a GCM de Barueri foi criada em 1995 e só em 2023, por força de lei federal N° 13.022/24, conseguiu ter um plano de carreira que promove a meritocracia, acabando com as indicações políticas para os cargos de chefia. 
 
Os guardas municipais também devem fiscalizar e cobrar o cumprimento da lei para que a GCM de Barueri se torne, finalmente, uma instituição de estado e não fique mais à mercê do governo de ocasião
 
Parabéns aos vereadores Keu Oliveira e o Wilson Zuffa!
A maioria absoluta dos guardas municipais anseia pela concretização do plano de carreira aprovado em 2023 pelos vereadores.
 
Sigam os vereadores no Instagram:
0 comentários
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Alguns dos alunos de Barueri, medalhistas na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Alguns dos alunos de Barueri, medalhistas na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Alguns dos alunos de Barueri, medalhistas na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Os alunos da rede municipal de ensino de Barueri e da FiebTech mais uma vez provaram seu valor ao conquistarem inúmeras medalhas na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A cerimônia de entrega das medalhas de ouro ocorreu em junho no Instituto de Matemática Pura e Aplicada, no Rio de Janeiro, reunindo 654 estudantes de todo o país. A edição de 2023 contou com a participação de mais de 18 milhões de alunos ao longo do ano letivo.

 

Destaque do ouro

Entre os vencedores de Barueri, destacaram-se Gabriela Duarte Rocha, da Emeief Vereadora Elisabet Titto; Kaio Eugenio Fernandes de Lima, da Emef Armando Cavazza; Christian Hugo Teixeira da Silva, da Emef Levy Gonçalves de Oliveira; e Giovani Bertini Alves de Moraes e Ezequias Fernandes Martins dos Santos, da FiebTech Professora Dagmar Ribas Trindade. Ao todo, Barueri conquistou 36 medalhas, sendo cinco de ouro, 12 de prata e 19 de bronze.

 

Educação Clássica

Com foco diferente da educação moderna, a educação clássica busca formar a pessoa, o ser humano em sua plenitude máxima, antes de formar para profissão.

Tanto na Antiguidade quanto na era Medieval, o modelo de Educação Clássica formou grandes gênios da nossa história, grandes governadores e conquistadores, como Alexandre o Grande, Imperador Romano.

O modelo clássico da educação foi iniciado por Platão  (428 a.C.-347 a.C.), filósofo grego e um dos maiores pensadores de todos os tempos até hoje, foi discípulo de Sócrates, procurava transmitir uma profunda fé na razão, na verdade e na realidade, adotando o lema de Sócrates “o sábio é o virtuoso”.

Platão fundou sua própria escola, a Academia. Os grandes matemáticos do seu tempo, ou foram seus alunos, ou seus amigos e não podemos deixar de referir que, à entrada da Academia, se lia a máxima: “Que não entre quem não saiba geometria”.

Secretário de Educação de Barueri, Celso Furlan, ao lado de alunos medalhistas.
Secretário de Educação de Barueri, Celso Furlan, ao lado de alunos medalhistas.
 

Um Futuro Promissor

Mel Almeida, diretora do Departamento de Projetos da Secretaria de Educação de Barueri, enfatiza que a conquista das medalhas vai além do reconhecimento imediato, abrindo portas para um futuro promissor para os estudantes. “Ser medalhista pode significar acesso a colégios particulares, bolsas de estudo em universidades e, em muitos casos, a dispensa do Enem. Há também a possibilidade de conseguir bolsas de estudo no exterior”, destaca Mel.

 

A importância da família em participar ativamente da educação dos filhos

Christian Hugo Teixeira da Silva, que conquistou sua segunda medalha de ouro, também foi vencedor na edição de 2022 da OBMEP. “Ganhar foi gratificante! Toda a minha família acreditou em mim. Desde a minha primeira participação na OBMEP, em 2022, me apaixonei pela matemática, e o apoio dos meus pais e professores fez toda a diferença. Agora, minha meta é o terceiro ouro”, declarou o bicampeão.

0 comentários
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Debate na Câmara de Vereadores de Barueri
Debate na Câmara de Vereadores de Barueri
A 18ª sessão da Câmara foi novamente fechada para o público. Fabião cobra Benfica e Allan desmente Allan.
Sem público presente
Pela segunda vez, o vereador e presidente da Câmara de vereadores de Barueri, Toninho Furlan (SD),  determinou que a sessão desta terça feira (04) fosse fechada ao público.
 
Vale lembrar que na sessão anterior, Toninho disse que “isso não é permanente”.
 
Debate
A sessão transcorreu com serenidade, os vereadores fizeram suas falas com respeito.
 
Saúde
Um dos assuntos mais debatidos foi a demora no atendimento dos pronto socorros de Barueri.
 
O pré candidato a prefeito, Fabião (MDB), os vereadores Hélio Jr. (PL) e Allan Miranda (UNIÃO) que passaram a fazer oposição ao governo atual,  acusaram o prefeito Furlan de “não cuidar do povo” por causa da demora no atendimento.
 
Contraponto
Os vereadores Wilson Zuffa (Republicanos), Keu Oliveira (PV) e Thiago Rodrigues (PSB) rebateram dizendo que 70% dos atendimentos são de cidadãos de municípios vizinhos que não cuidam da área da saúde, que Furlan construiu o Hospital Regional de Barueri e que o governo de São Paulo está terminando de equipar e contratar servidores.
 
Eles também disseram que há uma epidemia de dengue no Brasil todo e que, apesar da demora, todos são atendidos.
 
Ônibus municipais
O vereador Fabião se queixou da falta de transparência por parte da prefeitura por não lhe dar acesso ao contrato firmado entre Barueri e a Benfica Transporte e Turismo, empresa responsável pelo transporte público municipal há décadas.
 
Fabião disse que seguiu os trâmites, aguardou pelos prazos e mesmo assim não teve acesso ao contrato, motivo pelo qual acionará a justiça para conseguir ter seu pedido atendido.
 
Allan Miranda desmente Allan Miranda
Em dado momento, o vereador Allan Miranda, que antes elogiava o atual prefeito Ruben Furlan (PSD), mas que repetidamente se tornou opositor, declarou que o prefeito não atende indicações de vereadores.  Disse ele: “Se depender do governo [do prefeito Rubens Furlan], a gente tá ferrado.”
 
Vereadores da situação, base do atual governo, rebateram a queixa, lembrando que ele sempre teve apoio irrestrito do Furlan.
 
O que chama nossa atenção é que, minutos depois, Allan Miranda agradeceu ao prefeito Furlan e sua primeira dama, Sônia Furlan, por terem atendido seu pedido de construção do Centro de Referência do Autista, a ser inaugurado em breve.
 
Vai entender… Estranhamente, Allan Miranda parece ter entrado em  um vale-tudo contra  aquele que é seu padrinho político.
0 comentários
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Toninho Furlan, presidente da Câmara de vereadores de Barueri
Toninho Furlan, presidente da Câmara de vereadores de Barueri
Toninho Furlan, vereador e presidente da Câmara Municipal de Barueri
O vereador e presidente da Câmara de vereadores de Barueri, Toninho Furlan,  determinou que a sessão desta terça feira (28) fosse fechada ao público. No decorrer da sessão, Toninho Furlan explicou que nas sessões anteriores “desordeiros” estavam “colocando em risco a integridade física de vereadores e demais munícipes”.
 
Toninho disse que “isso não é permanente” e que a Câmara busca identificar quem são os desordeiros através de imagens internas do sistema de monitoramento. “Assim que elas forem identificadas, as sessões voltarão a serem abertas ao público e os desordeiros serão barrados”.
 
Assista o vídeo logo após o texto.

Opinião: Muitas pessoas tem comparecido nas sessões ultimamente devido a proximidade das eleições municipais, e é impressionante como as estas pessoas têm se comportam como adolescentes longe dos adultos. Elas gritam, zombam, batem boca com vereadores e entre si, sem o menor respeito ao próximo e nem o mínimo de ordem. Muitos deles vêem a política como se fosse futebol e agem feito os torcedores.

Os bagunceiros de plantão não estão lá contra ou a favor alguma lei. Eles fazem baderna a cada opinião dada pelos vereadores durante suas falas, ou seja, sem motivo justo, desrespeitando o direito à opinião divergente das deles.

Vale lembrar que a maioria dos presentes nessas sessões tem sido de pessoas que querem ser eleitas como vereadores para nos representar. Você, leitor, quer ser representado por gente tão sem educação e sem postura civilizada? Eu não quero.

0 comentários
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Prédio da prefeitura de Barueri. Arquivo Municipal.
Prédio da prefeitura de Barueri. Arquivo Municipal.
Prédio da prefeitura de Barueri. Arquivo Municipal.

Ontem, 26, a cidade de Barueri comemorou o 75º aniversário da sua emancipação político administrativa.
A equipe de mídia da Câmara Municipal de Barueri editou um pequeno vídeo onde mostra a evolução da infraestrutura da cidade ao longo das décadas e é impressionante. Confira abaixo.

A história do surgimento de Barueri, no entanto, é bem mais antiga. O início do aldeamento em Barueri remonta ao ano de 1560, quando, em 18 de agosto, a Fazenda Baruery foi doada por Jerônimo Leitão. Acusado por proteger índios, o fazendeiro doou as terras aos jesuítas, entre eles José de Anchieta que, de posse de uma carta de sesmaria, fundou, em 11 de novembro de 1560, o Aldeamento de Baruery, com índios Guaianazes (do litoral de São Vicente) e Guaicurús (do Planalto de Piratininga).
O Aldeamento de Baruery era o mais importante aldeamento jesuíta do Brasil.
Uma capela foi erguida onde hoje existe o bairro da Aldeia de Barueri, e a primeira missa realizada por Anchieta data de 21 de novembro de 1560. Foi quando o jesuíta considerou Nossa Senhora da Escada como padroeira do aldeamento.

Muitos conflitos e mortes ocorreram por décadas, e o aldeamento Baruery quase desapafeceu por falta de habitantes.
Dados históricos extraídos do livro História de Barueri – Capítulos da História Municipal, Editora ECP Espaço Regional, Dr. Elias Silva, 2ª edição, 1999.
 

Mais tarde, tendo os jesuítas sendo expulsos do Brasil em 1759 por ordem da coroa portuguesa (quando o tirano Marquês de Pombal assumiu a política da coroa enquanto o rei esteve doente). Após a expulsão, o Brasil ficou praticamente 50 anos sem professores, já que eram os jesuítas mantinham escolas e eram os professores.

Muito tempo se passou e, finalmente, em 24 de dezembro de 1948, Barueri foi elevada a condição de município, quando o então governador, Ademar de Barros, sancionou a lei 233/1948.

Primeira eleição municipal
Em 13 de março, a primeira eleição define as 13 cadeiras do Poder Legislativo barueriensebem como posse o primeiro prefeito, Nestor de Camargo. Eles tomam posse em 26 de março de 1949 num prédio especialmente destinado a ele, localizado na Avenida Dom Pedro II. A primeira Sessão de Posse é presidida pelo Juiz Eleitoral Dr. Euclides Custódio da Silveira.

Barueri pujante em 2024. Foto sobre a Rodovia Presidente Castello Branco.
Barueri pujante em 2024. Foto sobre a Rodovia Presidente Castello Branco.

Os 13 vereadores eleitos foram:

Alberto Sumiya – PSP
Antonio da Cunha – UDN
Antonio Titto – UDN
Aristides da Costa e Silva – PSP
Arthur Velloso de Almeida – PSP
Azarias da Silva Prado (sem partido)
Benedito de Lima Tucunduva – PSP
Dr. Otacílio Firmino Lopes – PSP
Francisco Moran – PSP
Heitor de Souza – PSP
Irany de Almeida Gallo (sem partido)
João Acácio de Almeida – PTB
Jonas Rastelli (sem partido)
Mário Camargo Silveira (sem partido)
Mario Pestana (sem partido)
Ruy Galvão de Moura Lacerda – PRP
Salomão Cruz (sem partido)
Walter Carril Loureiro (sem partido)

Veja o vídeo:

0 comentários
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Período de inscrição: das 08h00 do dia 6 de março de 2024 até as 23h59 do dia 15 de abril de 2024.

Período de  inscrição: das 08h00 do dia 6 de março de 2024 até as 23h59 do dia 15 de abril de 2024.
Período de inscrição: das 08h00 do dia 6 de março de 2024 até as 23h59 do dia 15 de abril de 2024.

Já estão abertas inscrições para o concurso 001/2024 promovido pela administração municipal de Barueri, destinado ao preenchimento de cargos permanentes e também para cadastro de reserva (sendo 13 vagas imediatas), para os níveis fundamental, médio e superior.


Período de  inscrição: das 08h00 do dia 6 de março de 2024 até as 23h59 do dia 15 de abril de 2024.
Período de inscrição: das 08h00 do dia 6 de março de 2024 até as 23h59 do dia 15 de abril de 2024.

Já estão abertas inscrições para o concurso 001/2024 promovido pela administração municipal de Barueri, destinado ao preenchimento de cargos permanentes e também para cadastro de reserva (sendo 13 vagas imediatas), para os níveis fundamental, médio e superior.

0 comentários
0 FacebookTwitterPinterestEmail
O Tribunal TCE viu irregularidades desde repasses de dinheiro público à Associação que administrou o HMB, passando por compras sem licitação e até superfaturamento.

O Tribunal TCE viu irregularidades desde repasses de dinheiro público à Associação que administrou o HMB, passando por compras sem licitação e até superfaturamento.
O Tribunal TCE viu irregularidades desde repasses de dinheiro público à Associação que administrou o HMB, passando por compras sem licitação e até superfaturamento.

O Jornal Oficial de Barueri do dia 28 de outubro de 2023 trouxe em suas páginas a determinação da prefeitura para abertura de seis sindicâncias para apurar eventuais irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

O Barueri Livre apurou que os processos citados nas seis sindicâncias abertas pela prefeitura abrangem períodos em que Gil Arantes era prefeito e também períodos em que Rubens Furlan era o mandatário.

O que é uma Sindicância?

Segundo o escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada, sindicância é um procedimento em que será feita uma investigação administrativa do servidor público, por ele cometer um possível ato contra as regras e leis.

Então, a principal finalidade da sindicância é esclarecer se houve, ou não, algum fato ou ato irregular, mesmo que no início não haja uma pessoa a ser investigada.

Se for concluído que existe um potencial ato ilícito, é iniciado o processo administrativo disciplinar contra o servidor público responsável.

Veja a seguir do que tratam as possíveis irregularidades apontadas pelo TCE-SP..


O Tribunal TCE viu irregularidades desde repasses de dinheiro público à Associação que administrou o HMB, passando por compras sem licitação e até superfaturamento.
O Tribunal TCE viu irregularidades desde repasses de dinheiro público à Associação que administrou o HMB, passando por compras sem licitação e até superfaturamento.

O Jornal Oficial de Barueri do dia 28 de outubro de 2023 trouxe em suas páginas a determinação da prefeitura para abertura de seis sindicâncias para apurar eventuais irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

O Barueri Livre apurou que os processos citados nas seis sindicâncias abertas pela prefeitura abrangem períodos em que Gil Arantes era prefeito e também períodos em que Rubens Furlan era o mandatário.

O que é uma Sindicância?

Segundo o escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada, sindicância é um procedimento em que será feita uma investigação administrativa do servidor público, por ele cometer um possível ato contra as regras e leis.

Então, a principal finalidade da sindicância é esclarecer se houve, ou não, algum fato ou ato irregular, mesmo que no início não haja uma pessoa a ser investigada.

Se for concluído que existe um potencial ato ilícito, é iniciado o processo administrativo disciplinar contra o servidor público responsável.

Veja a seguir do que tratam as possíveis irregularidades apontadas pelo TCE-SP..

0 comentários
0 FacebookTwitterPinterestEmail
21 metralhadoras do Exército são furtadas de arsenal em uma base militar na cidade de Barueri/SP.

21 metralhadoras do Exército, sendo 13 calibre .50, foram furtadas do arsenal de uma base militar na cidade de Barueri/SP.
21 metralhadoras do Exército foram furtadas do arsenal de uma base militar na cidade de Barueri/SP.

No Arsenal de Guerra do Estado de São Paulo, em Barueri, Grande São Paulo, ocorreu um incidente intrigante. Segundo o Portal Terra, cerca de 21 armas do exército sumiram do paiol do Arsenal de Guerra, sendo 13 metralhadoras .50 e oito de calibre 7,62.

Metralhadoras .50 são capazes de abater aeronaves.


21 metralhadoras do Exército, sendo 13 calibre .50, foram furtadas do arsenal de uma base militar na cidade de Barueri/SP.
21 metralhadoras do Exército foram furtadas do arsenal de uma base militar na cidade de Barueri/SP.

No Arsenal de Guerra do Estado de São Paulo, em Barueri, Grande São Paulo, ocorreu um incidente intrigante. Segundo o Portal Terra, cerca de 21 armas do exército sumiram do paiol do Arsenal de Guerra, sendo 13 metralhadoras .50 e oito de calibre 7,62.

Metralhadoras .50 são capazes de abater aeronaves.

0 comentários
0 FacebookTwitterPinterestEmail

O Barueri Livre nasceu para levar as notícias de Barueri, São Paulo, Brasil e do mundo, sem papo furado e sem inutilidades. Também queremos levar opinião sobre diversos temas sob a cosmovisão da milenar tradição cristã.
Fale conosco: contato@baruerilivre.com

@2024 – Todos os Direitos Reservados.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00