Estudo recente com quase 270 mil mulheres revela que o uso prolongado de anticoncepcionais pode aumentar em 130% a chance de desenvolver depressão. O estudo pode ser lido aqui.
Não se trata de uma revelação surpreendente, afinal, a mulher que faz uso de uma “medicação” que tem como efeitos colaterais — já amplamente conhecidos — alterações de humor, diminuição da libido, menopausa precoce, aumento de celulite, trombose, grave prejuízo à fertilidade e maior possibilidade de câncer de mama, fígado e colo do útero. Com tantos efeitos colaterais problemáticos à saúde da mulher, a tristeza profunda até que já é esperada.
Está gostando do conteúdo? Nos ajude compartilhando:
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]
Nós do Barueri Livre, defensores da vida desde a concepção, lembramos que o uso contraceptivo também impede o maior dom de todos: o dom da vida.
Além disso, o método contraceptivo ainda possui a capacidade de interromper uma gravidez em potencial: conforme indicado atualmente nas bulas, os componentes combinados do anticoncepcional agem para evitar a fertilização, mas caso ocorra uma falha e a concepção ocorra, ele também impede a nidação e interrompe o desenvolvimento do embrião.
Outras causas de depressão
O motivo da depressão pode não ser apenas devido ao uso do anticoncepcional. O surgimento de métodos contraceptivos possibilitou o sexo livre (a revolução sexual). Desse modo, ter múltiplos parceiros, diversos relacionamentos e planos fracassados, além de maior chance de desenvolver doenças (dolorosas, constrangedoras) transmissíveis sexualmente podem estar por trás da depressão.
Como diz Erich Fromm (1900-1980), um importante psicanalista e filósofo social alemão:
Vamos deixar aqui uma reflexão sobre esse assunto. Esse texto se tornou viral nas redes sociais:
Vocês foram enganados!
“A geração mais livre, empoderada, sem filtros, sem regras, sem tabus, sem “esse Deus retrógrado e sua Lei ultrapassada”, sem compromisso com família, amante do divórcio, com tudo na mão, com toda a tecnologia que o futuro nos havia prometido, com drogas na esquina, com sexo na esquina, é a geração mais depressiva, ansiosa e suicida. Cadê a felicidade de vocês? Vocês foram enganados. A ausência de regras e princípios não liberta ninguém!”
A seguir, recomendo que assistam esse vídeo com conselhos para mulheres jovens:
Gostou do nosso conteúdo? Nos ajude compartilhando:
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]
NOSSAS REDES
ÚLTIMAS
POSTS RECENTES