Projeto de Lei 049/2023
Na última terça feira (08), a Câmara de Barueri aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 49/2023, de autoria do vereador Wilson Zuffa (Republicanos), foi aprovado por unanimidade durante a Sessão 23/2023 da Câmara Municipal de Barueri. O PL dá nome à sala de auditório localizada no prédio da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social, que passa a se chamar Auditório Comandante Miguel Ribeiro da Silva.
Em seu discurso, o autor do PL relembrou a história do Cmte. Miguel e seus feitos enquanto esteve à frente da Guarda Civil Municipal de Barueri. Assista no vídeo a seguir:
O vereador Wilden (PTB), que é ex-guarda municipal, também fez a sua homenagem:
O vereador José de Melo (Republicanos), que é ex-guarda municipal, também fez a sua homenagem:
O comandante Miguel
Miguel Ribeiro da Silva é uma das figuras mais importantes na ocasião da criação da Guarda Municipal. Ele esteve á frente da corporação por 12 anos à partir do momento em que ela foi criada.
Ele é filho do Lázaro Ribeiro da Silva e Rosa Teodoro, nasceu no dia 10 de outubro de 1943 no município de Regente Feijó, vindo a residir no município de Barueri na década de 1960, na Rua Terca, 88, no Jardim Aldir em Barueri, SP.
Era 2° tenente da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, tendo sido convidado pelo prefeito à época, Rubens Furlan, para assumir a função de Comandante da Guarda Civil de Barueri, o qual aceitou prontamente, sendo nomeado em 20 de setembro de 1994 através da portaria 234.
Foi o primeiro comandante da instituição, responsável pela formação da primeira turma de guarda civis composta por 160 homens que iniciaram o patrulhamento no dia 11 de junho de 1995 logo após a solenidade de formatura.
Está gostando do conteúdo? Nos ajude compartilhando:
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]
Nos anos seguintes, o comandante Miguel foi responsável pelo treinamento e formação das turmas de 1997, composta por 150 homens. Em 1998 formou 70 guardas civis que passaram a exercer a função de Agentes do Departamento Municipal de Trânsito, o Demutran.
Em 2000, foi responsável pela formação de mais de 190 guardas civis e 10 guarda civis femininos, os quais vieram para atender a demanda da população e oferecer o melhor serviço e rapidez na resposta das necessidades do município.
Em 2001, através do Decreto 4831 de 09 de outubro, organizou e regulamentou o sistema Municipal da Defesa Civil e a formação da comissão Municipal de Defesa Civil.
Em 2004, formou a última turma de sua gestão, composta por 49 guardas civis. No período em que exerceu a função de Comandante, recebeu e formou turmas de novos guardas civis de outros municípios, tais como Santana de Parnaíba, Jandira, Embu das Artes e Itapecerica da Serra.
Em 2007, o comandante Miguel pediu a sua exoneração estando certo de que realizou a sua missão com dedicação, para segurança da nossa população.
Faleceu em junho de 2017 de causas naturais, sendo sepultado no cemitério deste município. É uma justa homenagem para alguém que iniciou, lá atrás, e comandou a guarda municipal em momentos extremamente importantes, tornando possível a bela estrutura da GCM de nossa cidade como vemos hoje.
Gostou do nosso conteúdo? Nos ajude compartilhando:
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]
NOSSAS REDES
ÚLTIMAS
POSTS RECENTES