Indicação Esdrúxula e Indicação Positiva: trabalho dos vereadores de Barueri na Sessão 23/2023.

Home Artigos Indicação Esdrúxula e Indicação Positiva: trabalho dos vereadores de Barueri na Sessão 23/2023.
Publicado: Última atualização

No afã de mostrar serviço, muitos vereadores querem dar ao estado atribuições e poder que o estado não deveria ter. Eles se esquecem que "Ideias tem consequências".
No afã de mostrar serviço, muitos vereadores querem dar ao estado atribuições e poder que o estado não deveria ter. Eles se esquecem que “Ideias tem consequências”.

Ocorreu na última terça feira (08), a Sessão 23 de 2023 da Câmara de vereadores de Barueri e nossos vereadores enviaram várias indicações, que é quando o vereador indica ao executivo (prefeito), secretário ou algum chefe de autarquia do município que alguma providência seja tomada ou que uma sugestão seja estudada e acatada caso seja viável.

Esdrúxulo é sinônimo de excêntrico, esquisito, estranho, bizarro, exótico, excepcional, singular, incomum e surpreendente, entre outros.

No afã de mostrar serviço e se manter no poder, muitos políticos recorrem a criação de leis populistas. Aquelas leis que tem um verniz de bondade e preocupação com o próximo mas que, com o passar do tempo, são como ervas daninhas que colocam a perder todo o cultivo. Esses políticos se esquecem que as ideias tem consequências, como nos mostra o livro de mesmo nome, de Richard Wever, que aconselhamos a todos que leiam.

Algumas políticas públicas aplicadas a grande quantidade de pessoas criam vícios (maus hábitos) ao invés de virtudes (bons hábitos) e estragam a cultura de uma sociedade inteira. Basta ver como uma é fácil estragar um filho ao dar tudo que ele pede, na hora que ele quer. Imagine quando isso é aplicado a uma sociedade com centenas de milhares ou centenas de milhões de pessoas. É o caos garantido em poucas décadas. Em uma ou duas gerações o estrago fica bem feio.

As indicações mais esdrúxulas

1° lugar: o vereador Leandrinho Dantas (PRTB) levou a primeiro lugar na categoria Indicação mais esdrúxula com a Indicação n° 1673/2023, que dispõe sobre Guias de Encaminhamento emitidas por médicos dos Pronto Socorros sejam aceitas para agendar consultas nas UBSs.

Parece muito legal, assim você não precisa agendar com o médico clínico na UBS do seu bairro para pegar um encaminhamento para alguma especialidade, afinal, você já pegou uma no Pronto Socorro! Mas isso é temerário.

É óbvio que as pessoas passarão a superlotar ainda mais o Pronto Socorro para pegar uma guia de encaminhamento mais rápido. Veja bem, de um lado o vereador Fabião quer mais médicos no PS pois a quantidade de pessoas a serem atendidas ultrapassou a capacidade do local e, por outro lado, o vereador Leandrinho trabalha para enviar ainda mais pessoas para lá.

Isso é muito incoerente, pois o Pronto Socorro deveria ser utilizado para situações de emergência e urgência, ou seja, situações com risco à vida das pessoas e se o casa se enquadra numa das duas situações, todos os exames para estabilizar o paciente já são solicitados no próprio pronto socorro ou pelo hospital, no caso de necessidade de transferência do paciente.

O vereador Leandrinho Dantas confunde as atribuições de cada estabelecimento médico, esquecendo as características de cada um e, apesar da boa intenção, propõe algo que piora o atendimento médico para todos. Por esse motivo, ganhou o primeiro lugar na categoria Indicação Esdrúxula da sessão 23/2023.

2° lugar: o vereador José de Melo (Republicanos) trouxe a indicação número 1683/2023, que é semelhante ao que vários vereadores fizeram na sessão passada. Ele quer que a prefeitura de Barueri, com os recursos suados do pagador de impostos, pague pela construção de cobertura para os automóveis dos moradores do Conjunto Habitacional da Estrada dos Pinheiros, no Parque dos Camargos.

Ei! Veja mais indicações esquisitas no final do artigo.

Visando retirar famílias que viviam em áreas de risco, o poder público municipal construiu e repassou apartamentos a essas famílias a valores simbólicos. Cabe aos moradores, após tanto tempo, se organizar e cuidar do patrimônio que agora pertence a eles.

Os vereadores deveriam promover a emancipação dessas famílias de forma que elas sigam suas vidas com suas próprias pernas.

Pense bem, se você pedir, a prefeitura vai aí consertar sua calçada? Vai pintar a sua casa, construir um muro ou fazer um telhado para cobrir seu carro?

Indicações Positivas

1° lugar: o vereador Levi Jânio (Avante) acertou na sua indicação n° 1675/2023, que dispõe sobre os Centros comunitários funcionarem nos finais de semana. Acreditamos que este é um acerto, pois tais locais podem ser usados para que as famílias se reúnam e aproveitem o final de semana com seus filhos em atividades físicas, o que parece ser melhor que ficar na frente de telas ou de forma inapropriada nas ruas.

2° lugar: consideramos que o vereador Rafa Carvalho (União) acertou ao pedir que a prefeitura forneça assessoria jurídica aos Guardas Civis Municipais de Barueri quando estes forem arrolados em processos judiciais decorrentes de sua atuação em serviço. O estado coloca os GCMs na rua, onde eles arriscam suas vidas em situações complexas. Nessas situações de extrema tensão podem acontecer algum erro por parte do agente de segurança ou, mesmo que não tenha ocorrido erro algum, as ações do agente podem vir a ser questionadas. O poder público está ciente disso e sabe que em casos criminais, os valores cobrados por escritórios de advocacia são enormes, a ponto de o acusado ter de vender carro, e até a casa apenas no início do processo. Não sabemos como será o teor da lei, mas pode haver algum dispositivo que, em caso de condenação do GCM, ele possa arcar com a metade dos custos e até ressarcir a prefeitura de forma parcelada. É justo!

Está gostando do conteúdo? Nos ajude compartilhando:

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Outras indicações esdrúxulas

A sessão 23/2023 teve uma série de indicações da categoria “dar de graça”, a famosa farra com dinheiro do pagador de impostos. Isso tem de mudar, pessoal.

Ver. Allan Miranda (PSDB) quer passagem de ônibus “grátis” para quem tem fibromialgia (1665/2023). Ajuda de custo não deveria ser para baixa renda? Já não existem as mais diversas “bolsas” para isso?

Ver. Allan Miranda (PSDB), ele de novo, quer que a prefeitura construa recuo para vans e ônibus escolar em frente a um condomínio (1666/2023). Vereador, me parece que esse é um interesse do condomínio, não? Nós os pagadores de impostos devemos dar-lhe esse benefício por qual motivo?

O ver. José de Melo (Republicanos), ele de novo, quer um hospital veterinário (1681/23) “grátis” (nós, os pagadores de impostos) ao mesmo tempo em que há várias indicações pedindo mais médicos, mais UBS, mais clínicas… Vereador, está faltando para os humanos. Prioridades. Não seria o caso de incentivar as clínicas veterinárias terem preços mais baixos em seus serviços? Um desconto em seus impostos ou algo assim.

O ver. Roberto Mendonça (SD) quer “Bolsa” Auxílio Cuidador (1705/2023) para pessoas acamadas. Podemos imaginar a quantidade de pessoas que darão um jeito de mudarem seus endereços para Barueri. Advinha quem paga.

O ver. Levi Jânio (Avante) quer lombada (redutor de velocidade) na Rua Duarte da Costa (1674). Certamente será atendido. Mais uma lombada… Já tem poucas, né, vereador? O motorista chora ao ouvir isso e a oficina dá risada. Advinha quem paga.

O ver. Roberto Mendonça (SD) quer “Bolsa” Auxílio Cuidador (1705/2023) para pessoas acamadas. Podemos imaginar a quantidade de pessoas que darão um jeito de mudarem seus endereços para Barueri. Advinha quem paga.

Outras Indicações Positivas

O ver. Reinaldo Campos (PTB) quer agilidade na poda de árvores que comprometam a rede elétrica da Enel, empresa que transmite energia elétrica no município. Muito bem, mas perto da rede ou acima, só a Enel pode atuar na poda da árvore. A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) poderia fazer uma parceria com a Enel e rodar a cidade realizando esse tipo de poda.

Mas também seria ótimo cobrar a Secretaria do Meio Ambiente para que façam o trabalho deles. Sabemos de casos em que as pessoas esperam por anos a autorização para poda de árvore e nunca recebem resposta. Que tal chegar de repente e fiscalizar os pedidos pendentes de atendimento naquela secretaria?

Curta e compartilha!

Pessoal, não se trata de ofensas, mas uma tentativa de refletir sobre algumas crenças enraizadas na nossa sociedade. Tentamos usar aqui uma linguagem leve e engraçada.

Não apenas trazer críticas, mas elogios e ideias novas (ou ideias antigas que estão esquecidas).

Gostou do nosso conteúdo? Nos ajude compartilhando:

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]



NOSSAS REDES


ÚLTIMAS


POSTS RECENTES

Deixe um comentário

O Barueri Livre nasceu para levar as notícias de Barueri, São Paulo, Brasil e do mundo, sem papo furado e sem inutilidades. Também queremos levar opinião sobre diversos temas sob a cosmovisão da milenar tradição cristã.
Fale conosco: contato@baruerilivre.com

@2024 – Todos os Direitos Reservados.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00