terça-feira - 22 outubro 2024
terça-feira - 22 outubro 2024
Categoria

Política

Seção do site com o subtema Política, da categoria Notícias.

Estes são os sete novos vereadores. Silvio Macedo e Zé Baiano já foram vereadores anteriormente.

 
 
Os vereadores que deixam a Câmara:
 
 
Os vereadores que e se reelegeram para mais um mandato foram:
 
– Ornedo Neves (Republicanos) foi o vereador mais votado, com 6402 votos.
– Hélio Jr. (PL)
– Leandrinho Dantas (PSD)
– Kascata (Solidariedade)
– Toninho Furlan (Solidariedade)
– Wilson Zuffa (Republicanos)
– Rafa Carvaljho (Republicanos)
– Wilden silva (Progressista)
– Allan Miranda (União)
– Levi Jânio (PSB)
– Rodrigo Rodrigues (Podemos)
– Keu Olilveira (PV)
– Cris da Maternal (PSDB)
0 comentários
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Faltou pouco para Beto Piteri vencer no primeiro turno com grande vantagem sobre Gil.
Faltou pouco para Beto Piteri vencer no primeiro turno com grande vantagem sobre Gil.

Beto Piteri (Republicanos), atual vice prefeito de Barueri e indicado do prefeito Rubens Furlan como seu sucessor,  superou com grande vantagem seu adversário no primeiro turno realizado neste domingo (6).

Apesar de injetar muito dinheiro contratando artista global, receber apoio do Ratinho, Yudi entre outros famosos e investir pesado em filmes de alta qualidade publicados pelo seu marketeiro nas redes sociais, Gil Arantes decepcionou e deve estar com muita dor de cabeça com o fraco resultado obtido.

Há poucos dias, Gil publicou pesquisa eleitoral (veja abaixo) na qual aparecia com 55,9% dos votos e Beto Piteri com apenas 24%. Pura ilusão.

Gil Arantes publicou pesquisa totalmente fora da realidade seis dias antes do pleito eleitoral.

 

Gil recebeu bem menos votos (80.426 ou 39,83%) ficando em segundo lugar. Já Beto Piteri obteve muito mais votos (97.708 ou 48,39%) do que previu a tal pesquisa e levou o primeiro lugar.

 

É meus amigos, quando a bigorna da realidade atinge o sujeito em cheio, a dor é certa e tudo colocado nos seus devidos lugares.

 

Faltou pouco para Beto Piteri vencer no primeiro turno com grande vantagem sobre Gil.

 

O candidato Fabião (MDB), atualmente vereador, impressionou ao receber 17.950 votos (8,89%), ficando em terceiro lugar.

0 comentários
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Debate na Câmara de Vereadores de Barueri
Debate na Câmara de Vereadores de Barueri
A 18ª sessão da Câmara foi novamente fechada para o público. Fabião cobra Benfica e Allan desmente Allan.
Sem público presente
Pela segunda vez, o vereador e presidente da Câmara de vereadores de Barueri, Toninho Furlan (SD),  determinou que a sessão desta terça feira (04) fosse fechada ao público.
 
Vale lembrar que na sessão anterior, Toninho disse que “isso não é permanente”.
 
Debate
A sessão transcorreu com serenidade, os vereadores fizeram suas falas com respeito.
 
Saúde
Um dos assuntos mais debatidos foi a demora no atendimento dos pronto socorros de Barueri.
 
O pré candidato a prefeito, Fabião (MDB), os vereadores Hélio Jr. (PL) e Allan Miranda (UNIÃO) que passaram a fazer oposição ao governo atual,  acusaram o prefeito Furlan de “não cuidar do povo” por causa da demora no atendimento.
 
Contraponto
Os vereadores Wilson Zuffa (Republicanos), Keu Oliveira (PV) e Thiago Rodrigues (PSB) rebateram dizendo que 70% dos atendimentos são de cidadãos de municípios vizinhos que não cuidam da área da saúde, que Furlan construiu o Hospital Regional de Barueri e que o governo de São Paulo está terminando de equipar e contratar servidores.
 
Eles também disseram que há uma epidemia de dengue no Brasil todo e que, apesar da demora, todos são atendidos.
 
Ônibus municipais
O vereador Fabião se queixou da falta de transparência por parte da prefeitura por não lhe dar acesso ao contrato firmado entre Barueri e a Benfica Transporte e Turismo, empresa responsável pelo transporte público municipal há décadas.
 
Fabião disse que seguiu os trâmites, aguardou pelos prazos e mesmo assim não teve acesso ao contrato, motivo pelo qual acionará a justiça para conseguir ter seu pedido atendido.
 
Allan Miranda desmente Allan Miranda
Em dado momento, o vereador Allan Miranda, que antes elogiava o atual prefeito Ruben Furlan (PSD), mas que repetidamente se tornou opositor, declarou que o prefeito não atende indicações de vereadores.  Disse ele: “Se depender do governo [do prefeito Rubens Furlan], a gente tá ferrado.”
 
Vereadores da situação, base do atual governo, rebateram a queixa, lembrando que ele sempre teve apoio irrestrito do Furlan.
 
O que chama nossa atenção é que, minutos depois, Allan Miranda agradeceu ao prefeito Furlan e sua primeira dama, Sônia Furlan, por terem atendido seu pedido de construção do Centro de Referência do Autista, a ser inaugurado em breve.
 
Vai entender… Estranhamente, Allan Miranda parece ter entrado em  um vale-tudo contra  aquele que é seu padrinho político.
0 comentários
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Toninho Furlan, presidente da Câmara de vereadores de Barueri
Toninho Furlan, presidente da Câmara de vereadores de Barueri
Toninho Furlan, vereador e presidente da Câmara Municipal de Barueri
O vereador e presidente da Câmara de vereadores de Barueri, Toninho Furlan,  determinou que a sessão desta terça feira (28) fosse fechada ao público. No decorrer da sessão, Toninho Furlan explicou que nas sessões anteriores “desordeiros” estavam “colocando em risco a integridade física de vereadores e demais munícipes”.
 
Toninho disse que “isso não é permanente” e que a Câmara busca identificar quem são os desordeiros através de imagens internas do sistema de monitoramento. “Assim que elas forem identificadas, as sessões voltarão a serem abertas ao público e os desordeiros serão barrados”.
 
Assista o vídeo logo após o texto.

Opinião: Muitas pessoas tem comparecido nas sessões ultimamente devido a proximidade das eleições municipais, e é impressionante como as estas pessoas têm se comportam como adolescentes longe dos adultos. Elas gritam, zombam, batem boca com vereadores e entre si, sem o menor respeito ao próximo e nem o mínimo de ordem. Muitos deles vêem a política como se fosse futebol e agem feito os torcedores.

Os bagunceiros de plantão não estão lá contra ou a favor alguma lei. Eles fazem baderna a cada opinião dada pelos vereadores durante suas falas, ou seja, sem motivo justo, desrespeitando o direito à opinião divergente das deles.

Vale lembrar que a maioria dos presentes nessas sessões tem sido de pessoas que querem ser eleitas como vereadores para nos representar. Você, leitor, quer ser representado por gente tão sem educação e sem postura civilizada? Eu não quero.

0 comentários
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Prédio da prefeitura de Barueri. Arquivo Municipal.
Prédio da prefeitura de Barueri. Arquivo Municipal.
Prédio da prefeitura de Barueri. Arquivo Municipal.

Ontem, 26, a cidade de Barueri comemorou o 75º aniversário da sua emancipação político administrativa.
A equipe de mídia da Câmara Municipal de Barueri editou um pequeno vídeo onde mostra a evolução da infraestrutura da cidade ao longo das décadas e é impressionante. Confira abaixo.

A história do surgimento de Barueri, no entanto, é bem mais antiga. O início do aldeamento em Barueri remonta ao ano de 1560, quando, em 18 de agosto, a Fazenda Baruery foi doada por Jerônimo Leitão. Acusado por proteger índios, o fazendeiro doou as terras aos jesuítas, entre eles José de Anchieta que, de posse de uma carta de sesmaria, fundou, em 11 de novembro de 1560, o Aldeamento de Baruery, com índios Guaianazes (do litoral de São Vicente) e Guaicurús (do Planalto de Piratininga).
O Aldeamento de Baruery era o mais importante aldeamento jesuíta do Brasil.
Uma capela foi erguida onde hoje existe o bairro da Aldeia de Barueri, e a primeira missa realizada por Anchieta data de 21 de novembro de 1560. Foi quando o jesuíta considerou Nossa Senhora da Escada como padroeira do aldeamento.

Muitos conflitos e mortes ocorreram por décadas, e o aldeamento Baruery quase desapafeceu por falta de habitantes.
Dados históricos extraídos do livro História de Barueri – Capítulos da História Municipal, Editora ECP Espaço Regional, Dr. Elias Silva, 2ª edição, 1999.
 

Mais tarde, tendo os jesuítas sendo expulsos do Brasil em 1759 por ordem da coroa portuguesa (quando o tirano Marquês de Pombal assumiu a política da coroa enquanto o rei esteve doente). Após a expulsão, o Brasil ficou praticamente 50 anos sem professores, já que eram os jesuítas mantinham escolas e eram os professores.

Muito tempo se passou e, finalmente, em 24 de dezembro de 1948, Barueri foi elevada a condição de município, quando o então governador, Ademar de Barros, sancionou a lei 233/1948.

Primeira eleição municipal
Em 13 de março, a primeira eleição define as 13 cadeiras do Poder Legislativo barueriensebem como posse o primeiro prefeito, Nestor de Camargo. Eles tomam posse em 26 de março de 1949 num prédio especialmente destinado a ele, localizado na Avenida Dom Pedro II. A primeira Sessão de Posse é presidida pelo Juiz Eleitoral Dr. Euclides Custódio da Silveira.

Barueri pujante em 2024. Foto sobre a Rodovia Presidente Castello Branco.
Barueri pujante em 2024. Foto sobre a Rodovia Presidente Castello Branco.

Os 13 vereadores eleitos foram:

Alberto Sumiya – PSP
Antonio da Cunha – UDN
Antonio Titto – UDN
Aristides da Costa e Silva – PSP
Arthur Velloso de Almeida – PSP
Azarias da Silva Prado (sem partido)
Benedito de Lima Tucunduva – PSP
Dr. Otacílio Firmino Lopes – PSP
Francisco Moran – PSP
Heitor de Souza – PSP
Irany de Almeida Gallo (sem partido)
João Acácio de Almeida – PTB
Jonas Rastelli (sem partido)
Mário Camargo Silveira (sem partido)
Mario Pestana (sem partido)
Ruy Galvão de Moura Lacerda – PRP
Salomão Cruz (sem partido)
Walter Carril Loureiro (sem partido)

Veja o vídeo:

0 comentários
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Absurdo! Vereador Helio Junior determina como outro vereador deve trabalhar, como deve conduzir a carreira política e algo ainda pior.

Absurdo! Vereador Helio Junior determina como outro vereador deve trabalhar, como deve conduzir a carreira política e algo ainda pior.
Absurdo! Vereador Helio Junior determina como outro vereador deve trabalhar, como deve conduzir a carreira política e algo ainda pior.

Na 31ª Sessão da Câmara de Barueri realizada ontem (03), o vereador Hélio Junior (PL) protagonizou uma cena lamentável para todos que, como nós do Barueri Livre, defendem a liberdade de expressão e opinião. Em sua fala, Hélio quis censurar as falas do vereador Fabião contra a empresa de transporte coletivo Benfica.

Como já mostramos aqui, o vereador Fabião tem pressionado a Benfica para que ofereça ônibus novos e com ar condicionado.

Sem julgar o mérito do trabalho de Fabião de pressionar a empresa e nem os motivos que o leva a fazê-lo (os corações quem julga é Deus); sem julgar a empresa Benfica, se ela está agindo dentro da lei ou se ela passa por problemas financeiros. Não estamos tomando um lado aqui. Mas a verdade é que um vereador tem a liberdade de escolher qual pauta irá trabalhar. Além do mais, a principal ferramenta de um parlamentar é parlar (falar).

O vereador Hélio disse ao vereador Fabião:


Absurdo! Vereador Helio Junior determina como outro vereador deve trabalhar, como deve conduzir a carreira política e algo ainda pior.
Absurdo! Vereador Helio Junior determina como outro vereador deve trabalhar, como deve conduzir a carreira política e algo ainda pior.

Na 31ª Sessão da Câmara de Barueri realizada ontem (03), o vereador Hélio Junior (PL) protagonizou uma cena lamentável para todos que, como nós do Barueri Livre, defendem a liberdade de expressão e opinião. Em sua fala, Hélio quis censurar as falas do vereador Fabião contra a empresa de transporte coletivo Benfica.

Como já mostramos aqui, o vereador Fabião tem pressionado a Benfica para que ofereça ônibus novos e com ar condicionado.

Sem julgar o mérito do trabalho de Fabião de pressionar a empresa e nem os motivos que o leva a fazê-lo (os corações quem julga é Deus); sem julgar a empresa Benfica, se ela está agindo dentro da lei ou se ela passa por problemas financeiros. Não estamos tomando um lado aqui. Mas a verdade é que um vereador tem a liberdade de escolher qual pauta irá trabalhar. Além do mais, a principal ferramenta de um parlamentar é parlar (falar).

O vereador Hélio disse ao vereador Fabião:

0 comentários
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Rubens Furlan entrega o Projeto de Lei ao presidente da Câmara, Toninho Furlan.

Rubens Furlan entrega o Projeto de Lei ao presidente da Câmara, Toninho Furlan.
Rubens Furlan entrega o Projeto de Lei ao presidente da Câmara, Toninho Furlan.

O prefeito Rubens Furlan compareceu à 31ª Sessão da Câmara de Barueri realizada ontem (03), ocasião em que entregou pessoalmente o Projeto de Lei que aumenta o piso salarial dos servidores públicos concursados da prefeitura de Barueri em 48,38%, para R$ 2.300,00. Atualmente, o piso é de R$ 1.550,00.

Furlan disse se sentir feliz em elaborar tal projeto e que muitos servidores terão em seus holerites, valores de até R$ 4.500,00 ao somar seus triênios e outros adicionais. Veja o vídeo no final do artigo.

O fato foi celebrado por todos os vereadores presentes, como pudemos ver nas imagens oficiais da transmissão da Sessão pelo canal da Câmara de Barueri no Youtube.


Rubens Furlan entrega o Projeto de Lei ao presidente da Câmara, Toninho Furlan.
Rubens Furlan entrega o Projeto de Lei ao presidente da Câmara, Toninho Furlan.

O prefeito Rubens Furlan compareceu à 31ª Sessão da Câmara de Barueri realizada ontem (03), ocasião em que entregou pessoalmente o Projeto de Lei que aumenta o piso salarial dos servidores públicos concursados da prefeitura de Barueri em 48,38%, para R$ 2.300,00. Atualmente, o piso é de R$ 1.550,00.

Furlan disse se sentir feliz em elaborar tal projeto e que muitos servidores terão em seus holerites, valores de até R$ 4.500,00 ao somar seus triênios e outros adicionais. Veja o vídeo no final do artigo.

O fato foi celebrado por todos os vereadores presentes, como pudemos ver nas imagens oficiais da transmissão da Sessão pelo canal da Câmara de Barueri no Youtube.

0 comentários
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Thiago Rodrigues disse que Gil Arantes devia "parar de falar de linguiça e apresentar algo que ajude o povo", logo após mostrar vídeo de promessa que Gil fez e não cumpriu.

Thiago Rodrigues disse que Gil Arantes devia "parar de falar de linguiça e apresentar algo que ajude o povo", logo após mostrar vídeo de promessa que Gil fez e não cumpriu.
Thiago Rodrigues disse que Gil Arantes devia “parar de falar de linguiça e apresentar algo que ajude o povo”, logo após mostrar vídeo de promessa que Gil fez e não cumpriu.

O vereador pediu mais qualidade na política, com propostas reais e úteis para a população. Ele afirmou que Gil tem feito reuniões na cidade visando as eleições de 2024 e faz do críticas baixas ao atual prefeito Rubens Furlan.


Thiago Rodrigues disse que Gil Arantes devia "parar de falar de linguiça e apresentar algo que ajude o povo", logo após mostrar vídeo de promessa que Gil fez e não cumpriu.
Thiago Rodrigues disse que Gil Arantes devia “parar de falar de linguiça e apresentar algo que ajude o povo”, logo após mostrar vídeo de promessa que Gil fez e não cumpriu.

O vereador pediu mais qualidade na política, com propostas reais e úteis para a população. Ele afirmou que Gil tem feito reuniões na cidade visando as eleições de 2024 e faz do críticas baixas ao atual prefeito Rubens Furlan.

0 comentários
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Vereador Fabião critica empresa Benfica na plenária da Câmara de Barueri.

Vereador Fabião critica empresa Benfica na plenária da Câmara de Barueri.
Vereador Fabião critica empresa Benfica na plenária da Câmara de Barueri.

Hoje, 26 de setembro de 2023, na 30ª Sessão da Câmara de Vereadores de Barueri, o vereador Fabião (PSDB) fez uso da palavra na plenária da Câmara de Barueri e começou a 100 km por hora.

Logo no início de sua fala cobrou o presidente da Câmara, Toninho Furlan (PDT) para que ele trocasse o ar condicionado da Casa Legislativa pois estava muito calor ali dentro, mesmo com o ar condicionado em funcionamento.

O assunto serviu como chamariz para o assunto principal: Fabião cobrou ar condicionado nos ônibus da Benfica que circulam em Barueri. Ele disse também que foi até a Avenida Zélia, Parque dos Camargos, chegando às 7 horas da manhã em um ponto de ônibus. Ele diz ter conversado com passageiros e embarcou no ônibus com eles, afirmando que, passados poucos pontos de ônibus, o coletivo já se encontrava lotado.


Vereador Fabião critica empresa Benfica na plenária da Câmara de Barueri.
Vereador Fabião critica empresa Benfica na plenária da Câmara de Barueri.

Hoje, 26 de setembro de 2023, na 30ª Sessão da Câmara de Vereadores de Barueri, o vereador Fabião (PSDB) fez uso da palavra na plenária da Câmara de Barueri e começou a 100 km por hora.

Logo no início de sua fala cobrou o presidente da Câmara, Toninho Furlan (PDT) para que ele trocasse o ar condicionado da Casa Legislativa pois estava muito calor ali dentro, mesmo com o ar condicionado em funcionamento.

O assunto serviu como chamariz para o assunto principal: Fabião cobrou ar condicionado nos ônibus da Benfica que circulam em Barueri. Ele disse também que foi até a Avenida Zélia, Parque dos Camargos, chegando às 7 horas da manhã em um ponto de ônibus. Ele diz ter conversado com passageiros e embarcou no ônibus com eles, afirmando que, passados poucos pontos de ônibus, o coletivo já se encontrava lotado.

0 comentários
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Professora Elizabete de Oliveira Barbosa foi a homenageada e realizou uma apresentação musical com as crianças.

Professora Elizabete de Oliveira Barbosa foi a homenageada e realizou uma apresentação musical com as crianças.
Professora Elizabete de Oliveira Barbosa foi a homenageada e realizou uma apresentação musical com as crianças.

Hoje, 26 de setembro de 2023, na 30ª Sessão da Câmara de Vereadores de Barueri, foi realizada uma Moção de aplausos (Moção 029/2023), de autoria da vereadora Cris da Maternal (PSDB), à professora de Libras Elizabete de Oliveira Barbosa, que é carinhosamente chamada de Bete.

Vereadora Cris da Maternal e a professora Bete.
Vereadora Cris da Maternal e a professora Bete.


Professora Elizabete de Oliveira Barbosa foi a homenageada e realizou uma apresentação musical com as crianças.
Professora Elizabete de Oliveira Barbosa foi a homenageada e realizou uma apresentação musical com as crianças.

Hoje, 26 de setembro de 2023, na 30ª Sessão da Câmara de Vereadores de Barueri, foi realizada uma Moção de aplausos (Moção 029/2023), de autoria da vereadora Cris da Maternal (PSDB), à professora de Libras Elizabete de Oliveira Barbosa, que é carinhosamente chamada de Bete.

Vereadora Cris da Maternal e a professora Bete.
Vereadora Cris da Maternal e a professora Bete.

0 comentários
0 FacebookTwitterPinterestEmail

O Barueri Livre nasceu para levar as notícias de Barueri, São Paulo, Brasil e do mundo, sem papo furado e sem inutilidades. Também queremos levar opinião sobre diversos temas sob a cosmovisão da milenar tradição cristã.
Fale conosco: contato@baruerilivre.com

@2024 – Todos os Direitos Reservados.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00