Lei aprovada faz homenagem ao 1° comandante da GCM de Barueri, Miguel Ribeiro da Silva.


Vereador Wilson Zuffa em seu discurso durante votação do Projeto de Lei de sua autoria que faz homenagem ao comandante Miguel Ribeiro da Silva.

Projeto de Lei 049/2023

Na última terça feira (08), a Câmara de Barueri aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 49/2023, de autoria do vereador Wilson Zuffa (Republicanos), foi aprovado por unanimidade durante a Sessão 23/2023 da Câmara Municipal de Barueri. O PL dá nome à sala de auditório localizada no prédio da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social, que passa a se chamar Auditório Comandante Miguel Ribeiro da Silva.

O então comandante da Guarda Civil Municipal de Barueri, Miguel Ribeiro da Silva.

Em seu discurso, o autor do PL relembrou a história do Cmte. Miguel e seus feitos enquanto esteve à frente da Guarda Civil Municipal de Barueri. Assista no vídeo a seguir:

O vereador Wilden (PTB), que é ex-guarda municipal, também fez a sua homenagem:

O vereador José de Melo (Republicanos), que é ex-guarda municipal, também fez a sua homenagem:

O comandante Miguel

Miguel Ribeiro da Silva é uma das figuras mais importantes na ocasião da criação da Guarda Municipal. Ele esteve á frente da corporação por 12 anos à partir do momento em que ela foi criada.

Ele é filho do Lázaro Ribeiro da Silva e Rosa Teodoro, nasceu no dia 10 de outubro de 1943 no município de Regente Feijó, vindo a residir no município de Barueri na década de 1960, na Rua Terca, 88, no Jardim Aldir em Barueri, SP.

Era 2° tenente da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, tendo sido convidado pelo prefeito à época, Rubens Furlan, para assumir a função de Comandante da Guarda Civil de Barueri, o qual aceitou prontamente, sendo nomeado em 20 de setembro de 1994 através da portaria 234.

Foi o primeiro comandante da instituição, responsável pela formação da primeira turma de guarda civis composta por 160 homens que iniciaram o patrulhamento no dia 11 de junho de 1995 logo após a solenidade de formatura.

Está gostando do conteúdo? Nos ajude compartilhando:

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Nos anos seguintes, o comandante Miguel foi responsável pelo treinamento e formação das turmas de 1997, composta por 150 homens. Em 1998 formou 70 guardas civis que passaram a exercer a função de Agentes do Departamento Municipal de Trânsito, o Demutran.

Em 2000, foi responsável pela formação de mais de 190 guardas civis e 10 guarda civis femininos, os quais vieram para atender a demanda da população e oferecer o melhor serviço e rapidez na resposta das necessidades do município.

Em 2001, através do Decreto 4831 de 09 de outubro, organizou e regulamentou o sistema Municipal da Defesa Civil e a formação da comissão Municipal de Defesa Civil.

Em 2004, formou a última turma de sua gestão, composta por 49 guardas civis. No período em que exerceu a função de Comandante, recebeu e formou turmas de novos guardas civis de outros municípios, tais como Santana de Parnaíba, Jandira, Embu das Artes e Itapecerica da Serra.

Em 2007, o comandante Miguel pediu a sua exoneração estando certo de que realizou a sua missão com dedicação, para segurança da nossa população.

Faleceu em junho de 2017 de causas naturais, sendo sepultado no cemitério deste município. É uma justa homenagem para alguém que iniciou, lá atrás, e comandou a guarda municipal em momentos extremamente importantes, tornando possível a bela estrutura da GCM de nossa cidade como vemos hoje.

Gostou do nosso conteúdo? Nos ajude compartilhando:

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]



NOSSAS REDES


ÚLTIMAS


POSTS RECENTES

Related posts

Veja quais vereadores deixam a Câmara de Barueri e quais chegam à partir de 2025.

Eleições 2024: com 100% das urnas apuradas, Barueri terá 2º turno para o cargo de prefeito.

Vereadores Keu Oliveira e Wilson Zuffa cobram secretário de segurança de Barueri.