Anvisa aprova vacina japonesa contra dengue mas ministra da saúde de Lula diz que não vai comprar


Em seu jornal oficial, Prefeitura de Barueri alerta para os cuidados contra a dengue: “Siga as recomendações e proteja-se”.

Conforme noticiou a Revista Oeste, a Anvisa aprovou o uso no Brasil da vacina japonesa Qdenga (Laboratório Takeda). O imunizante já pode ser comprado na rede privada desde março e pode ser aplicado em pessoas de 4 a 60 anos de idade.

Ainda segundo a revista, o Ministério da Saúde mantem diálogo com a Takeda mas vai aguardar pela vacina nacional que talvez seja aprovada em 2025.

Veja os principais sintomas da dengue clássica e da dengue hemorrágica a seguir.

Está gostando do conteúdo? Nos ajude compartilhando:

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Sintomas da dengue clássica

Os sintomas da dengue clássica incluem febre alta (39°C ou mais) persistente (você toma remédio pra febre, ela passa, mas retorna após poucos minutos), dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor muscular, dor nas articulações e ossos, perda do apetite, fraqueza e cansaço, náuseas e vômitos e manchas vermelhas na pele (sinal de que pode iniciar o tipo hemorrágico).

Sintomas da dengue hemorrágica

Os principais sintomas da dengue hemorrágica são: manchas vermelhas na pele, sangramento da gengiva, boca, nariz, ouvidos ou intestinos, vômitos persistentes, dor abdominal intensa, pele fria e úmida, boca seca e sensação constante de sede, urina com sangue, confusão mental e olhos vermelhos.

Em caso de suspeita de dengue, não tome remédios que tenham Ácido Acetilsalicílico em sua composição, como AAS, Aspirina e alguns antigripais. Na dúvida, procure um médico e não se auto medique.

Como evitar o mosquito da dengue

A melhor forma de evitar a dengue é não permitir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti (ele é o transmissor), eliminando água armazenada que pode se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. O mosquito se reproduz nestes locais.

Além disso, é possível prevenir a doença através de medidas que evitem a picada deste mosquito, como por exemplo:

  • Usar calça comprida e blusa de manga comprida em tempos de epidemia;
  • Passar repelente diariamente nas partes expostas do corpo, como rosto, orelhas, pescoço e mãos.

Gostou do nosso conteúdo? Nos ajude compartilhando:

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]



NOSSAS REDES



ÚLTIMAS


POSTS RECENTES

Related posts

Sob regime Lula, Ministério da Saúde autoriza aborto até 9 meses

Faça um favor a todos nós: se não vai comparecer à consulta, cirurgia ou ao exame, DESMARQUE.

Em Israel, cirurgiões reconectam cabeça de menino após decapitação interna