Em 15 de junho, comemora-se o Dia Internacional de Conscientização contra a Violência à Pessoa Idosa. Apesar da criação de várias leis de proteção, ainda há falta de conscientização, e muitos idosos não conseguem identificar os crimes e abusos que sofrem, frequentemente perpetrados por pessoas próximas e familiares.
Barueri, por meio da Secretaria da Família, está engajada nessa causa e organizou uma Semana de Sensibilização, que incluiu uma caminhada e uma apresentação musical do grupo Mistura Brasileira no Parque Dom José, realizadas na terça-feira, dia 13. Na sequência, estão programadas duas palestras com especialistas renomados no restaurante do Parque da Maturidade.
Sílvio Macedo, Secretário da Família de Barueri, afirma que:
“A luta contra a violência à pessoa idosa é de extrema importância. Respeitar a integridade e combater a violência física, psicológica, sexual, financeira, institucional, negligência e abandono é uma responsabilidade de toda a sociedade. Peço a todos que se envolvam nessa causa. Nossos idosos merecem todo o nosso respeito e cuidado, hoje e sempre.”
Junho Violeta: Desde 2006, a ONU e a Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa dedicam essa data à conscientização sobre os abusos sofridos pela população idosa. No Brasil, o Estatuto do Idoso e as Delegacias de Proteção aos Idosos trabalham para garantir o respeito aos quase 30 milhões de idosos no país. É fundamental o engajamento da sociedade e das autoridades, pois estima-se que, até 2060, os idosos representem mais de 25% da população.
Principais crimes contra os idosos:
- Impedir que assumam cargos públicos;
- Retenção de documentos ou cartões bancários para dificultar o acesso a contas ou recebimento de pagamentos;
- Apropriar-se de suas aposentadorias, aluguéis ou outras fontes de renda;
- Expor os idosos a riscos físicos ou psicológicos ou obrigá-los a realizar trabalhos inadequados;
- Realizar transações em cartório sem discernimento ou sem a presença de um representante legal.
Principais ilegalidades:
- Negar preferência em filas de estabelecimentos comerciais;
- Negar assento no transporte público.
Qualquer forma de maus-tratos contra idosos deve ser denunciada no Disque 100.
ÚLTIMAS
POSTS RECENTES