Profissionais da Saúde, de Barueri, passam por treinamento sobre osteoporose e artrite.

, ,

No dia 16 de junho, sexta-feira, a administração municipal de Barueri, através da Secretaria de Saúde, realizou no Centro de Especialidades Luiz Maria Barletta mais uma sessão de capacitação que faz parte do programa de Educação Médica Continuada. Desta vez, o enfoque do treinamento foi nas “Atualizações em Reumatologia”, com as apresentações intituladas “Osteoporose – aspectos práticos desde o diagnóstico até o tratamento” e “Artrite reumatoide – definição, diagnóstico e abordagem terapêutica”. Essas palestras foram conduzidas, respectivamente, pelas médicas reumatologistas Fernanda Ramos e Maria Stella Del Fava, que atuam no Centro de Especialidades.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 15 milhões de indivíduos sofrem de reumatismo, um conjunto de doenças que afeta principalmente as articulações. Embora essas doenças atinjam homens e mulheres, tanto jovens quanto idosos, a maior prevalência é observada no público feminino, entre 30 e 40 anos de idade.


“A doença reumatológica autoimune, como a artrite reumatoide, é uma condição rara. No Brasil, a sua ocorrência na população adulta é de 1% a 3%, mas trata-se de uma condição inflamatória crônica que pode afetar múltiplas articulações. Se não for tratada de forma oportuna, pode resultar em deformidades. É fundamental estar atento aos sintomas e sinais do paciente para evitar esse desfecho”, compartilhou a médica Maria Stella Del Fava.



ÚLTIMAS


POSTS RECENTES

Related posts

Veja quais vereadores deixam a Câmara de Barueri e quais chegam à partir de 2025.

Eleições 2024: com 100% das urnas apuradas, Barueri terá 2º turno para o cargo de prefeito.

Vereadores Keu Oliveira e Wilson Zuffa cobram secretário de segurança de Barueri.